
Psicologia B
Este site irá ser desenvolvido ao longo de todo ano letivo 2015/1016 no âmbito da disciplina de Psicologia B, leccionada pela professora Manuela Arriaga, tendo como principal objetivo clarificar as ideias e matérias abordadas neste ano letivo.
Este portefólio irá incluir reflexões pessoais no final de cada um dos 3 períodos, guiões dos filmes vistos, um glossário, curiosidades, pesquisas, notícias, documentários, vídeos e breves resumos à cerca da matéria para uma maior compreensão da mesma.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há cada vez mais homens a ficar em casa com os bebés
Há uma década, quando o gozo passou a ser obrigatório, foram 42 982. No ano passado o número ascendeu a 64 766. Um aumento notório que ocorreu em contraciclo com a queda constante da natalidade.
Só este ano - até hoje, Dia do Pai - já se contam 20 346 homens que ficaram em casa com os seus bebés. Caso se mantenha este ritmo, o ano terminará com um resultado expressivo, próximo do valor de licenças usadas pelas mães - que até há poucos anos sempre foram em número muito superior ao dos companheiros.
Criada "app" que deteta emoções e sugere planos de lazer
A "Bismart Face and Emotion Recognition" é uma aplicação sabe ler o rosto e detetar se estamos tristes, contentes, com medo, entre tantas outras emoções, e em função do estado de espírito oferecem sugestões de lazer adequadas às necessidades de cada um. As sugestões podem ir de "Estás tão stressado/a, precisa de esquecer o mundo por uns momentos no mais relaxante SPA em Barcelona" a "Estás tão contente que podes divertir-te na vida noturna de Barcelona".
O homem que só consegue dizer 'sim' e 'não'
Graham teve um derrame grave em 2013, que o deixou quase incapaz de se expressar.
É comum que vítimas de derrames cerebrais graves tenham problemas de comunicação como consequência. Mas o britânico Graham Pawley é um caso raro, porque entende tudo mas quase não consegue dizer quase nada. Apenas comunica com as palavras "sim" e "não".
Fumar canábis danifica o cérebro
Está provado que fumar canábis tem efeitos muito nocivos no cérebro.
Um estudo publicado esta sexta-feira, por investigadores do King's College de Londres e pela Universidade Sapienza de Roma, revela que o consumo desta substância "altera uma parte do cérebro responsável pela comunicação entre os dois hemisférios". Os investigadores, entre eles o português Tiago Reis Marques, concluem agora que o já conhecido aumento do risco de psicose associado ao consumo continuado de canábis pode ser explicado pelas alterações no funcionamento e na estrutura do cérebro.
Genes de gémeos idênticos não são iguais
A experiência mostra que gémeos idênticos raramente são completamente iguais. Até pouco tempo, quaisquer diferenças entre gémeos eram atribuídas em grande parte a influências do ambiente (também conhecidas como “criação”). No entanto, um estudo recente contradiz essa crença. O geneticista Carl Bruder, da University of Alabama em Birmingham, e os seus colegas compararam os genomas de 19 duplas de gémeos idênticos adultos. Em alguns casos, o DNA de um gémeo era diferente do DNA do seu irmão em vários pontos do genoma. Nesses locais de divergência genética, um deles tinha um número diferente de cópias do mesmo gene, um estado genético denominado ''Variantes do Número de Cópia'' (ou CNVs, na sigla em inglês).
Nascem os primeiros cachorrinhos "de proveta" do mundo
Apesar de comum nos humanos, a fertilização de cães ainda não era possível. A inseminação artificial já é feita há mais de 30 anos em humanos, mas ainda não era possível em cachorros... até agora! Durante esta semana, pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram que conseguiram adquirir uma ninhada de cãezinhos fertilizados in vitro. Os professores da Universidade Veterinária de Cornell publicaram o estudo descrevendo o processo. Os filhotes são da mesma ninhada mas foram misturados óvulos de pais e mães diferentes. Dois nasceram de mãe beagle e pai cocker spaniel, e outros quatro de casais diferentes de beagle.
O indiano dado como morto ao nascer superou paralisia cerebral grave e concluiu doutorado
Akshansh Gupta, 32, acabou de terminar o seu doutorado em interface cérebro-computador na renomeada Universidade Jawaharlal Nehru, na Índia.
Gupta tem paralisia cerebral, condição neurológica que limita severamente os seus movimentos e a sua capacidade de falar. Ele não pode andar, manejar a sua cadeira de rodas ou alimentar-se sozinho.
A Índia tem mais de 25 milhões de pessoas com deficiência, mas falta uma estrutura para apoiá-los.
"Acho que, se você é determinado, pode conseguir qualquer coisa", diz Gupta.
Homens com sobrepeso podem passar o risco de obesidade para os filhos
Estudo realizado por cientistas da Dinamarca revela que o excesso de peso afeta a informação hereditária contida no esperma. O sobrepeso afeta a informação hereditária do esperma, o que pode explicar o facto de os filhos de pais obesos são mais predispostos à obesidade. A conclusão é de um estudo publicado na revista Cell Metabolism. O estudo, realizado por um grupo de cientistas sob a coordenação de Romain Barrès, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), revelou que o esperma de homens obesos possui marcadores epigenéticos específicos em regiões do genoma associadas ao controlo do apetite. Essas alterações não ocorrem no esperma de homens com peso normal
Ciência "desvenda" mistério do irmão mais velho ser mais inteligente
Os irmãos mais velhos têm uma probabilidade maior de concordar com afirmações como "sou rápido para entender as coisas" do que os mais novos
Pesquisadores da Universidade de Leipzig, na Alemanha, analisaram o comportamento de dezenas de milhares de pessoas para tentar descobrir se a ordem de nascimento de uma criança influi na sua inteligência. O estudo observou que os irmãos mais velhos tendem a ser ligeiramente mais inteligentes do que os mais jovens.
Apesar de as razões para essas conclusões não estarem claras, pesquisas anteriores sugerem que elas podem estar mais ligadas ao status social do filho mais velho dentro da família do que a mudanças biológicas ocorridas no útero da mãe.




