
Reflexão (1º Período)
No início deste ano letivo não sabia ao certo o que esperar à cerca desta nova disciplina, a Psicologia. Inicialmente associava-a ao processo de perceber o ser humano, de perceber os nossos comportamentos e de tentar associar a cada um deles uma explicação, mas com o decorrer das aulas fui-me apercebendo que a Psicologia ia muito mais para além disso. Apercebi-me que é uma disciplina que envolve muitas outras, nomeadamente a Biologia.
Despertou-me, desde muito cedo, um grande interesse, principalmente quando abordamos o subtema 'Cérebro'. Existiam imensas coisas que desconhecia totalmente à cerca do mesmo, como a sua função vicariante e a sua plasticidade, factos que acho maravilhosos. Relativamente ao primeiro subtema 'Genética' a maior parte do que foi abordado já fazia parte do meu conhecimento, uma vez que tinha sido falado durante as aulas de Biologia, mas aprendi conceitos que desconhecia como o de Neotenia e Prematuridade, a diferença entre hereditariedade específica e individual, a grande relevância do meio ambiente no ser humano naquilo que mais tarde nos iriamos tornar, e acima de tudo a ideia de programa genético aberto e fechado ficou muito mais clarificada. Relacionado com este subtema assistimos, na aula, ao filme GATTACA que desde então passou a ser, sem dúvida alguma um dos meus filmes favoritos, não só devido à história mas a todo o processo que o 'sujeito inválido' Vincent tinha de executar todos os dias para eliminar ao máximo os vestigios do corpo "inválido.
O segundo tema foi o do cérebro, que como já referi acima foi o que mais apreciei porque era o que possuia mais informoções que desconhecia. Não tinha conhecimento das estruturas mais importantes do cérebro e consequentemente das suas funções, assim como desconhecia os lobos pela qual o cérebro é constituido e as suas respetivas funções.
O último subtema 'Cultura' do 1º tema 'Antes de mim', é constituido por uma série de conceitos que apesar de me serem bastante familiares era complicado atribuir-lhes um conceito concreto, coisa que no final desse subtema já conseguia fazer com uma grande facilidade. Assistimos também, quando abordamos este subtema, a um filme 'O Menino Selvagem' que me deixou estupefacta ao ver a grande influência que o meio onde fomos criados tem na pessoa que nos tornamos e que a maior parte das ações feitas por nós foram aprendidas no seio da nossa cultura e família.
Cada um dos subtemas abordados suscitou-me tal interesse que fez com que (para além daquilo que era falado nas aulas) eu, por minha espontânea vontade, procurava mais imformações à cerca dos mesmos.
Pode então dizer-se que a Psicologia abriu os meus horizontes não só a nível de curiosidade como a nível cultural.




